sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Teorias Administrativas, suas ênfases e seus principais enfoques

Ênfase Tarefas
Teorias administrativas Administração científica
Principais enfoques - Racionalização do trabalho no nível operacional

Ênfase Estrutura
Teorias administrativas Teoria clássica Teoria neoclássica
Principais enfoques - Organização Formal;Princípios gerais da Administração;Funções do Administrador
Teorias administrativas Teoria da burocracia
Principais enfoques - Organização Formal Burocrática;Racionalidade Organizacional;
Teorias administrativas Teoria estruturalista
Principais enfoques - Múltipla abordagem: Organização formal e informal; Análise intra-organizacional e análise interorganizacional;

Ênfase Pessoas
Teorias administrativas Teoria das relações humanas
Principais enfoques - Organização informal;Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo;
Teorias administrativas Teoria comportamental
Principais enfoques - Estilos de Administração;Teoria das decisões;Integração dos objetivos organizacionais e individuais;
Teorias administrativas Teoria do desenvolvimento organizacional
Principais enfoques - Mudança organizacional planejada;Abordagem de sistema aberto;

Ênfase Ambiente
Teorias administrativas Teoria estruturalistaTeoria neo-estruturalista
Principais enfoques - Análise intra-organizacional e análise ambiental;Abordagem de sistema aberto;
Teorias administrativas Teoria da contingência
Principais enfoques - Análise ambiental (imperativo ambiental);Abordagem de sistema aberto;

Ênfase Tecnologia
Teorias administrativas Teoria dos sistemas
Principais enfoques - Administração da tecnologia (imperativo tecnológico);


As principais Teorias Administrativas e seus principais enfoques
A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

Um comentário:

Unknown disse...

Interessante e prático.
Esta me ajudando bastante, a compreender melhor a história da administração.
Obrigada. =D